Governos locais brasileiros,
É com grande satisfação que anunciamos que a Startupbootcamp, a terceira maior aceleradora de startups do mundo, está chegando no Recife, Brasil, com uma missão ousada: empoderar e acelerar 20.000 empreendedores na próxima década. Nosso compromisso consiste no apoio a indivíduos de comunidades marginalizadas, especialmente aqueles de origem preta, quilombola, indígena, e residentes em regiões periféricas e carentes do país, com atenção especial para as mulheres empreendedoras. Nosso objetivo é democratizar o acesso a oportunidades globais de investimentos, seja no Brasil ou no exterior, contribuindo para um ecossistema de startups mais inclusivo e diversificado. Para atingir esta meta, é fundamental articularmos parcerias nacionais para o desenvolvimento de uma agenda integrada de Educação Empreendedora, ampliando as possibilidades de acesso aos nossos programas de aceleração.
A Startupbootcamp, com seu histórico de 13 anos orientando empreendedores em suas jornadas de inovação e criando programas de inovação para grandes companhias, se comprometeu a focar exclusivamente no desenvolvimento de negócios sustentáveis nos últimos anos. Nossa escolha de nos estabelecermos no nordeste brasileiro está alinhada a essa estratégia e objetivo, que visa impulsionar a inovação em regiões muitas vezes esquecidas pelos fundos de venture capital. Até o momento, a Startupbootcamp investiu US$ 1.8 bilhão de 16 países em mais de 1.600 startups ao redor do mundo.Nos próximos anos, a Startupbootcamp irá acelerar e fomentar ao menos 150 startups brasileiras que estejam alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e ajudar a trazer R$ 50 milhões para o ecossistema de startups brasileiro. Embora reconheçamos a natureza de médio a longo prazo deste empreendimento, nossa meta é entregar resultados de curto prazo para engajar co-investidores globais interessados em nossas iniciativas e na região. Lançar o projeto cedo mitigará os riscos destes investidores, permitindo que eles avaliem o sucesso dos programas iniciais para se comprometerem com investimentos maiores posteriormente. Nessa linha, a Startupbootcamp está buscando ativamente parcerias com governos locais (órgãos).
Hoje, estamos lançando uma chamada pública para uma possível colaboração com governos estaduais e municipais do Brasil (e seus órgãos) para participarem deste projeto em evolução. Após conduzirmos discussões preliminares com vários parceiros em potencial, nós formulamos o seguinte abordagem e roteiro: